"Com mais de 90 anos de história a Escovaria de Belomonte destaca-se no fabrico manual de escovas de todos os tipos.
Fundada por António da Silva em Massarelos, no ano de 1927, a empresa começou por produzir vassouras e escovas industriais, tendo em 1953 passado para o nº 34 da Rua de Belomonte onde começou também a produzir escovas para uso pessoal. 
Em 1979 Fernando Cruz Silva assume o comando da empresa dando uma continuidade ao trabalho do pai, destacando assim a Escovaria de Belomonte como a única empresa da área da escovaria a fabricar inteiramente à mão em Portugal.

A terceira geração tomou o leme da empresa no ano de 2007 pela mão de Olinda Silva Rodrigues e, seu marido, Rui Rodrigues, são estes os nomes das caras que deram um novo fôlego à arte da escovaria, desde o design até à produção manual, passando pela comunicação.
A quarta geração, Sérgio Silva Rodrigues, já se encontra na direcção criativa, a desenhar novos horizontes, tanto para a empresa, como para a arte da escovaria em geral."

A Fátima Fonseca, a fazer uma escova nas imagens, trabalha para a casa desde os 16 anos, nunca tendo exercido outro emprego ou profissão. Fazendo parte da casa já há quase 42 anos, é um repositório vivo da história e do legado daquela oficina.

"«Embora façamos tudo à mão, a Fatinha é a nossa máquina», diz Sérgio a brincar."

https://www.escovariadebelomonte.com/

Outros Projectos

Back to Top